O mês de junho é voltado para o trabalho de conscientização e prevenção desse tipo de ocorrência, com a campanha junho laranja
Foto: g1
Durante as festividades juninas,os tradicionais fogos de artifício e as fogueiras entram em cena e podem provocar queimaduras.
Por isso é preciso adotar cuidados para não interromper as comemorações por causa de acidentes com fogo.
O mês de junho é voltado para o trabalho de conscientização e prevenção desse tipo de ocorrência, com a campanha junho laranja.
O ministério da saúde divulgou um alerta com recomendações e cuidados para evitar acidentes.
A atenção deve ser especial em ambientes em que podem ser frequentes as queimaduras por líquidos quentes, chamas de fogueira e fogos de artifício.
Entre janeiro e abril deste ano, já foram registrados 3.540 procedimentos hospitalares e 32.631 atendimentos ambulatoriais por causa de queimaduras no brasil.
Ainda segundo marcos barreto, a maior parte dos pacientes que chegam ao hospital com queimaduras no período junino é vítima de fogueiras.
De acordo com o ministério da saúde, em casos de queimadura, o paciente deve colocar, de imediato, a parte queimada debaixo da água corrente fria ,com jato suave, por aproximadamente dez minutos. compressas úmidas e frias também são indicadas.
Reportagem Túlio Vasconcelos