Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Ministério da Saúde distribui 240 ampolas de antídoto contra intoxicação por metanol para Pernambuco


Por: REDAÇÃO Portal

Em todo país, foram distribuídas 580 ampolas do medicamento

06/10/2025
    Compartilhe:

Em todo país, foram distribuídas 580 ampolas do medicamento

Foto: Divulgação/MS

O Ministério da Saúde distribuiu 580 ampolas de etanol farmacêutico para os estados de Pernambuco, do Paraná, da Bahia, do Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal. O antídoto é utilizado no tratamento de intoxicações por metanol e foi repassado aos cinco estados que formalizaram pedido de reforço de estoque. Somente Pernambuco recebeu 240 ampolas, sendo uma das primeiras unidades da Federação a contar com o medicamento. Até a última atualização desta reportagem, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) investiga 22 casos suspeitos, e outras duas notificações já foram descartadss. 

A distribuição de etanol farmacêutico aos estados faz parte das ações do Ministério da Saúde diante dos casos suspeitos e confirmados de intoxicação por metanol registrados no país nas últimas semanas. No total, o Brasil já soma 225 casos notificados. Desses, 16 foram confirmados e 209 estão em investigação. As entregas estão sendo realizadas de forma articulada com as secretarias estaduais de saúde, e todas as unidades distribuídas fazem parte das 4,3 mil ampolas entregues aos estoques dos SUS pelos hospitais universitários federais, em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Neste sábado (4), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou a compra adicional de 12 mil unidades de etanol farmacêutico, além de 2,5 mil unidades de fomepizol – os dois medicamentos são utilizados no tratamento de intoxicações por metanol. “O Ministério da Saúde atua em tempo real junto às secretarias estaduais e municipais, garantindo o envio dos antídotos e o suporte técnico necessário ao atendimento dos pacientes”, reforça o ministro.

A reportagem da CBN Recife questionou a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) sobre o destino das 240 ampolas de etanol farmacêutico distribuídas pelo Ministério da Saúde (MS), e aguarda retorno. No entanto, a pasta apenas informou que as ampolas foram destinadas sob demanda para as unidades de saúde que estão realizando o tratamento dos pacientes em Pernambuco.