O evento aconteceu em Brasília, com a presença do ministro Marcelo Queiroga e do secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros
Foto: Marcos Lopes/MS
Em comemoração do Dia Mundial da Luta contra as Hepatites Virais, que é celebrado nesta quinta-feira (28), o Ministério da Saúde lançou a campanha nacional de prevenção e conscientização sobre a doença. O evento aconteceu em Brasília, com a presença do ministro Marcelo Queiroga e do secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, que alertaram sobre a importância de a população buscar diagnóstico.
Os dois destacaram as ações da pasta no combate das hepatites A,B e C para reduzir sua incidência no Brasil. As hepatites do tipo B, C e D têm tratamento ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que vai da prevenção ao diagnóstico e ao tratamento. A melhor forma de se cuidar contra as hepatites A e B são as vacinas disponibilizadas gratuitamente conforme o calendário vacinal. Além disso, o SUS também oferece alternativas terapêuticas para o tratamento, e a dispensa do exame de genotipagem.
Hepatites virais são infecções que atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes, são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. A transmissão varia para cada tipo de hepatite.
Ouça a nota da repórter Lara Sá clicando no play acima.