Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Ministro da Saúde, Alexandre Padilha fala à CBN Recife sobre mutirão do Agora Tem Especialistas

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Em Pernambuco, os hospitais universitários da UFPE e da Univasf sediam o mutirão

12/09/2025
    Compartilhe:

Em Pernambuco, os hospitais universitários da UFPE e da Univasf sediam o mutirão

Foto: Mayara Amancio/CBN Recife

O Ministério da Saúde (MS) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realizam, neste sábado (13), o mutirão “Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas”, em 45 hospitais universitários federais. Em todo o país, a expectativa é de que mais de 20 mil procedimentos sejam feitos em apenas um dia, divididos em cerca de 600 especialidades médicas. No estado de Pernambuco, participam do mutirão o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE), no Recife, e o Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), em Petrolina.

Em entrevista à CBN Recife, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforçou que o Agora Tem Especialistas é uma das principais políticas da pasta, e a ação neste sábado (13) reforça o papel do Sistema Único de Saúde (SUS). “O mutirão pega todos os hospitais universitários federais do Brasil dirigidos pela Ebserh, e é uma parceria com o Ministério da Educação de importância, porque utiliza a estrutura desses hospitais. Muitas vezes, oferecendo cirurgias e exames que só eles podem realizar. São exames especializados, como tomografia, ressonância, endoscopia, colonoscopia e no Brasil inteiro”, pontuou.

No Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE), serão realizadas consultas em áreas como dermatologia e cardiologia, além de ecocardiogramas, ultrassonografias, tomografias e ressonâncias. Também estão previstas cirurgias eletivas, a exemplo de hernioplastias e artroplastias de joelho. Os atendimentos são voltados a pacientes previamente agendados, seja por meio do sistema de regulação da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) ou da regulação interna do HC.

Para o ministro Alexandre Padilha, o mutirão do Agora Tem Especialistas é mais um passo dado pelo Ministério da Saúde (MS) para reduzir as filas de espera por atendimentos especializados. “Esse é o esforço do nosso programa Agora Tem Especialistas: mobilizar a rede pública e também a rede privada. No caso de Recife, o próprio presidente (Lula) acompanhou os primeiros pacientes do SUS atendidos em um hospital privado por plano de saúde. Isso para que possamos reduzir o tempo de espera para atendimentos especializados no nosso país”, concliu.

Reportagem - Lucas Arruda