Motociclista que nunca saiu de Pernambuco recebe 12 multas de trânsito em São Paulo
Somadas, as multas a chegam a R$ 3 mil; Rafael Falcão, de 23 anos, acredita que a placa da moto foi clonada
Foto: Reprodução/Redes sociais
Um motociclista recifense recebeu 12 multas de trânsito, registradas no estado de São Paulo, sem nunca ter saído de Pernambuco. As infações por excesso de velocidade e ultrapassagem em sinal vermelho aplicadas a Rafael Araújo, de 23 anos, chegam a R$ 3 mil. Desde que percebeu que estava sendo multado indevidamente, por meio de uma consulta em sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital, ele tenta comprovar que não é o autor das infrações, e até então, conseguiu que metade do valor fosse suspenso.
Rafael, morador do bairro do Ipsep, na Zona Sul do Recife, trabalha como motoboy há quatro anos, e há cerca de um ano comprou uma motocicleta nova, cuja placa ele acredita que foi clonada. Nas fotos encaminhadas junto às notificações de autuação que Rafael recebeu, aparece uma moto de mesmo modelo e placa que a dele. O veículo é utilizado para realizar entregas por aplicativo e transporte de passageiros em Campinas, no interior de São Paulo.

Foto: Reprodução/Redes sociais
Em julho, Rafael Falcão solicitou ao Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) que a restrição de clonagem fosse aplicada à motocicleta, o que só aconteceu neste mês de setembro, segundo Rafael, por causa do erro de um funcionário. Ainda em julho, um boletim de ocorrência foi registrado no Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), onde o caso é investigado como "clonagem/adulteração de veículo automotor - doloso".
Ao g1, o Detran informou que o Serviço de Restrição de Clonagem para a motocicleta de Rafael Falcão está ativo e é válido para Pernambuco. Na prática, a medida evita que o veículo seja confiscado em fiscalizações realizadas no estado, mas não impede que novas infrações aconteçam em outros locais e sejam remetidas ao recifense. Ainda segundo o Detran, a autorização para substituição da placa só poderá acontecer com a conclusão de todo o processo. Enquanto isso, outras multas podem ser recebidas.
O Detran também disse não haver registro de qualquer solicitação feita pelo motociclista antes da data em que o requerimento para restrição de clonagem foi protocolado. Na esfera judicial, Rafael Falcão também abriu um processo no 4º Juizado Especial da Fazenda Pública da Capital.