No Recife, motociclistas são 25% das vítimas fatais e estão envolvidos em 81% dos sinistros de trânsito com vítimas feridas
No perfil das vítimas fatais, 86% eram homens e apenas 13,04% mulheres. Destes, 47% tinham entre 20 e 29 anos de idade
Foto: Reprodução/Rede Globo
Entre 2020 e 2021, o índice de sinistros de trânsito envolvendo motociclistas no Recife reduziu em 39%. Apesar disso, eles ainda são as principais vítimas das ocorrências registradas. Somente em 2021, 25% das vítimas fatais no trânsito foram motociclistas, de acordo com levantamento realizado pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), em parceria com a iniciativa Bloomberg. Ao todo, as pessoas que andam de moto no Recife estão envolvidas em 81% dos incidentes com vítimas feridas.
De acordo com o relatório da CTTU, o excesso de velocidade ainda é um dos principais causadores dos sinistros de trânsito. Para a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, o trabalho de educação para o trânsito é fundamental para a diminuição das ocorrências. Apesar de difícil, a meta da gestão municipal é zerar o número de sinistros, mas para isso, seria importante a integração de todos os agentes envolvidos no trânsito.
Para Carlos Valle, que é Presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros de Pernambuco, é preciso desconstruir a imagem que a sociedade ainda tem sobre o motociclista. Como também é necessário que os próprios condutores de motocicletas tenham consciência das suas responsabilidades no trânsito.
Traçando o perfil das vítimas fatais, 86% eram homens e apenas 13,04% mulheres. Destes, 47% tinham entre 20 e 29 anos de idade. Ainda segundo o relatório, 66% das pessoas possuem motocicleta há dez anos ou mais, tendo 53% delas já se envolvido em sinistros de trânsito pelo menos uma vez.
Ouça a matéria do repórter Guilherme Camilo clicando no play acima.