“Nosso Estado está entregue à própria sorte”, dispara Sinpol sobre números da violência em Pernambuco
Até o momento, já ocorreram, neste ano, 1.192 mortes violentas em Pernambuco, sendo 30 somente no último fim de semana
Foto: Divulgação/Paulo Abreu/Polícia Civil de Pernambuco (PCPE)
“Entregue à própria sorte” e “sem investimento”, é assim que o Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE) analisa os atuais índices de violência no estado, divulgados na última sexta-feira (15) pela Secretaria de Defesa Social (SDS). Nesta segunda (18), o órgão veio à público manifestar “indignação e preocupação com o aumento do número de homicídios no Estado de Pernambuco” mais uma vez.
De acordo com o levantamento mais recente da SDS, nos seis primeiros meses de 2022, houve alta de 10,7% no número de homicídios, com relação ao mesmo período do ano anterior. Até o momento, já ocorreram, neste ano, 1.192 mortes violentas em Pernambuco, sendo 30 somente no último fim de semana.
Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Pernambuco é o 22º estado brasileiro que menos investe em segurança pública, estando em torno do mesmo valor há quase 10 anos.
Através da nota, o Sinpol denuncia também a negligência à categoria. Por meio de nota, eles afirmam que, além das mortes, o desrespeito à Polícia Civil também se acumula, e devido à falta de investimento, não há condições de dar conta do grande número de investigações.
Confira mais informações na reportagem de Assíria Florêncio disponível no play acima.