Levar uma vida saudável é essencial no combate ao câncer de boca
Foto: Reprodução
O câncer na boca está entre os seis tipos de câncer mais comuns entre homens e mulheres. É um tumor maligno que afeta o lábio e o interior da cavidade oral, e muitas vezes a população tem dificuldade em diferenciar lesões potencialmente malignas de áreas anatômicas normais, levando ao diagnóstico tardio da doença.
De acordo com o Ministério da Saúde, os maiores fatores de risco para o desenvolvimento do câncer na boca são o tabagismo e o consumo de álcool, além da exposição demasiada ao sol e excesso de gordura.
Para a cirurgiã dentista e especialista em periodontia Larissa Gomes, uma rotina saudável é essencial no combate ao câncer de boca, além do diagnóstico precoce. Se tratado da maneira adequada, a maioria dos casos desse tipo de câncer tem 80% de chance de cura.
A cirurgiã dentista deu mais detalhes sobre os sintomas da doença, que podem ser identificados em lesões na cavidade oral, nódulos no pescoço e rouquidão persistente.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a prevenção pode ajudar a reduzir a incidência de câncer em até 25% até 2025. Se diagnosticado e tratado na fase inicial, o câncer de boca tem cura. Procure uma Unidade Básica de Saúde para uma avaliação.
Ouça a matéria da repórter Lara Sá clicando no play acima.