Número de feminicídios em Pernambuco até novembro já supera 2024
O estado registrou 82 casos de feminicídio entre janeiro e novembro de 2025
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Dados da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) apontam que, até o fim de novembro deste ano, o estado registrou 82 vítimas de feminicídio. O número já é maior em comparação a todo o ano de 2024, quando houve 76 em Pernambuco mortes violentas em decorrência da condição de gênero. Desse total, 68 aconteceram durante os primeiros 11 meses, o que representa um aumento de 20,5%.
Já no mês de dezembro, mais um caso repercurtiu na Região Metropolitana do Recife (RMR). Na última terça-feira (9), Priscila Carla Pimentel, de 32 anos, foi morta a facadas pelo ex-companheiro, José Robson Santos da Silva, de 34, em Jaboatão dos Guararapes. O crime ocorreu na presença de dois dos seis filhos da vítima e o suspeito foi preso em flagrante minutos depois.
Segundo um levantamento do Instituto Fogo Cruzado, ainda foram registradas um total de 114 mulheres baleadas neste ano, apenas no Grande Recife. Destas, 44 morreram, e 70 ficaram feridas.
Mulheres que estiverem se sentindo ameaçadas podem solicitar uma medida protetiva de urgência, sem precisar sair de casa, por meio do site ou aplicativo do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Caso o agressor descumpra a medida protetiva, ele poderá ser preso preventivamente.