Obras da Transnordestina em Pernambuco devem ser finalizadas até 2029
Dois lotes serão licitados no segundo semestre deste ano
Foto: Reprodução/Governo Federal
A Infra S.A, estatal responsável pela execução da Transnordestina, reforçou a expectativa de que as obras do trecho pernambucano da ferrovia, entre Salgueiro, no Sertão, e o Porto de Suape, sejam finalizadas até 2029. A Transnordestina Logística S/A (TLSA), empresa privada que opera a construção, concluiu 38% de toda a extensão, desde Salgueiro até Custódia (175 km).
Os dados foram apresentados durante o evento "Diálogos do Desenvolvimento: Transnordestina e Pernambuco", realizado pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), no Recife. O representante da Infra S.A., André Luis Ludolfo, explicou que a parte concluída é formada por três lotes.
Outros dois lotes serão licitados no segundo semestre deste ano, ligando Custódia a Arcoverde (SPS4 - 73 km) e Cachoeirinha a Belém de Maria (SPS7 - 53 km). O trecho pernambucano da Transnordestina deve custar pouco mais de R$ 3,5 bilhões, e de acordo com o Governo Federal, o principal desafio é a realização dos estudos para nova concessão.
Em 2022, o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou a exclusão de Pernambuco da Transnordestina, após o gasto de R$ 6,2 bilhões para construção de apenas 181 km de ferrevoia construída. A reinserção do trecho pernambucano no programa ocorreu já no governo Lula, e as obras estão paralisadas desde 2016.