Nono envolvido é ex-vereador do município que também é investigado por prática de peculato
Foto: Divulgação/PCPE
A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou operação (Operação de Repressão Qualificada Derrama) para combater a atuação de uma milícia em Abreu e Lima, município da Região Metropolitana do Recife. Ao todo nove pessoas foram presas pelo envolvimento no crime, oito delas são policiais militares. De acordo com Jorge Pinto, o subchefe do Grupo de Operações Especiais (GOE), o grupo criminoso atuava há cerca de 10 anos na região.
Além da imposição do medo, a milícia também tinha acesso a informações privilegiadas e costumava atuar em regiões mais pobres do município. Um integrante da milícia é um ex-vereador, que também já foi policial militar. O parlamentar é ainda investigado por peculato, por constranger os servidores que tinham cargos comissionados para que passassem parte do salário a ele a fim de permanecerem na função – esquema conhecido como "rachadinhas".
Todos os mandados foram expedidos pela Vara Criminal de Abreu e Lima. Além disso, na operação deflagrada nesta sexta-feira (12), foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão. Todo o material apreendido e os presos foram levados para a sede do Grupo de Operações Especiais (GOE), localizado no bairro do Cordeiro, Zona Oeste da capital pernambucana.
Ouça a matéria completa da repórter Taynã Olimpia no ‘play’ acima.