Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Pernambuco

Operação do Procon-PE autua nove depósitos por irregularidades em bebidas alcoólicas


Por: REDAÇÃO Portal

A ação ocorreu em meio ao aumento de casos suspeitos de intoxicação por metanol

07/10/2025
    Compartilhe:

A ação ocorreu em meio ao aumento de casos suspeitos de intoxicação por metanol

Foto: Charlles Arthur/Procon-PE

O Procon Pernambuco autou nove depósitos de bebidas alcoólicas nas cidades de Recife e Camaragibe, no Grande Recife, e Lajedo e Belo Jardim, no Agreste, durante uma fiscalização realizada nesta segunda-feira (6). A ação ocorreu em meio ao aumento de casos suspeitos de intoxicação por metanol em Pernambuco, que até a última atualização desta reportagem, tem 26 notificações em investigação e 2 casos descartados.

No total, além das notificações, também foram registradas uma apreensão e uma autuação por venda de produtos vencidos. Os agentes do Procon levaram em consideração a procedência dos rótulos, lacres de segurança e as condições de armazenamento das bebidas. A partir desta terça-feira (7), os depósitos têm cinco dias úteis para apresentar toda a documentação exigida.

Nesta segunda-feira (6), a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) também realizou uma capacitação para qualificar e atualizar as vigilâncias sanitárias municipais quanto à fiscalização nos estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas. Entre os temas, os palestrantes discutiram sobre a identificação de produtos falsificados, intervenções sanitárias e medidas administrativas.

Atuação da Vigilância Sanitária em Paulista

Em Paulista, no Grande Recife, a Vigilância Sanitária e o Procon identificaram 14 garrafas de bebidas artesanais impróprias para o consumo em três pontos comerciais vistoriados no bairro do Janga. As garrafas foram imediatamente descartadas, segundo a prefeitura de Paulista. A ação também verificou a origem e validade dos produtos, a rotulagem das embalagens, o preço, o alvará de funcionamento e o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor.