Operação policial resgata idosa em situação de abandono no Agreste; dois suspeitos foram presos
Homens estariam envolvidos com furtos na região; um deles era filho da vítima abandonada
Foto: Reprodução/Mídias Sociais
Uma idosa de 82 anos foi socorrida em situação de extrema vulnerabilidade no Loteamento Vilela, em Lajedo, no Agreste de Pernambuco. Ela estava sozinha, enfraquecida e relatou que não se alimentava havia dois dias. De acordo com as apurações, a vítima teria sido abandonada pelo próprio filho — responsável por seus cuidados — que é suspeito de cometer furtos na região.
O resgate ocorreu durante uma operação da 11ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), acionada após denúncias de roubos na área. A ação resultou na prisão de dois homens e na recuperação de objetos furtados, entre eles o próprio filho da idosa.
Durante o atendimento da ocorrência, os policiais encontraram José Augusto de Souza, 40 anos, rendido por moradores. Um deles, um homem de 30 anos, afirmou ter reconhecido José Augusto como autor do furto de sua televisão de 43 polegadas, e que, por isso, entrou em luta corporal com o suspeito.
Ao ser abordado, José Augusto informou que residia na mesma rua e que sua mãe, de 82 anos, estava em casa. Quando os policiais se aproximaram da residência, ouviram pedidos de socorro. A idosa foi localizada em condições precárias e contou estar há dois dias sem comer, situação que mobilizou os militares.
Enquanto isso, outro morador, de 21 anos, relatou o furto de dois botijões de gás.
Confrontado novamente, o suspeito confessou ter trocado a televisão por 10 pedras de crack na comunidade conhecida como Favela dos Coqueiros e apontou Artur José do Nascimento Silva, 34 anos, como receptador.
Com essas informações, as equipes seguiram em diligência e encontraram, em um beco da comunidade dos Coqueiros, os dois botijões furtados.
Na casa de Artur — que autorizou a entrada dos policiais — foram apreendidas cinco pedras de crack, além de outras duas recolhidas anteriormente. Ele negou envolvimento com a televisão furtada, mas foi preso. Os dois suspeitos foram levados à delegacia, junto com as vítimas e a idosa.
A Polícia Civil de Pernambuco informou que o caso foi registrado na 18ª Delegacia de Garanhuns. Os detidos responderão pelos crimes de maus-tratos no contexto de violência doméstica e familiar, tráfico, posse ou uso de drogas, furto em residência e furto em estabelecimento comercial.
“Os suspeitos foram encaminhados à delegacia para os procedimentos cabíveis, ficando à disposição da Justiça”, afirmou a corporação.