Operação Ponto de Contato desarticula grupo que fraudava concursos públicos
Ministérios Públicos de três estados atuaram em conjunto com policiais civis e militares; suspeitos usavam ponto eletrônico para burlar provas
Foto: Divulgação/MPPE
Um grupo criminoso especializado em fraudar concursos públicos foi desarticulado durante a Operação Ponto de Contato, deflagrada em ação conjunta do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), dos Ministérios Públicos do Ceará e da Bahia, com apoio das Polícias Civil e Militar de Pernambuco e Bahia.
A ofensiva cumpriu 46 mandados de busca e apreensão em Juazeiro (BA) e nos municípios pernambucanos de Petrolina e Trindade. Os alvos foram candidatos suspeitos de integrarem a organização criminosa que atuava em certames realizados no Ceará e em Alagoas. Entre os materiais apreendidos estão documentos, equipamentos e aparelhos eletrônicos utilizados nas fraudes, que agora serão analisados pelo Ministério Público do Ceará.
De acordo com o MPPE, a operação recebeu o nome de “Ponto de Contato” em referência ao uso de ponto eletrônico, dispositivo de comunicação comumente empregado em fraudes desse tipo. A ação também marca o fortalecimento do combate ao crime organizado no Sertão pernambucano, região que recentemente passou a contar com o Gaeco Sertão, sediado em Petrolina.