De acordo com especialista, mulheres que retiraram o útero, ovário ou tireóide e homens que apresentam distúrbio hormonal precisam ser diagnosticados precocemente para redução de danos
A osteoporose é uma doença caracterizada pela diminuição da massa óssea, que faz com que os ossos fiquem mais frágeis, aumentando o risco de fratura. De acordo com os dados da Fundação Internacional de Osteoporose, 10 milhões de brasileiros sofrem com a doença e, a cada três segundos, um osso se quebra, em algum lugar do mundo, por causa dela.
Em alusão ao dia 20 de outubro, Dia Mundial da Osteoporose, que alerta sobre o programa, o ortopedista, Rodrigo Amorim, esteve no programa CBN Recife para falar mais sobre a doença. De acordo com ele, a osteoporose é uma doença silenciosa e a melhor forma de preveni-la é através de atividades físicas. “Através dos exercícios, você aumenta sua massa muscular, melhorando sua saúde óssea, que melhora a captação do cálcio pelo osso”, explica o médico. Além disso, ele destacou que pacientes de risco, como mulheres que retiraram o útero ou o ovário e homens que apresentam algum distúrbio hormonal, precisam ser diagnosticados precocemente.
Confira a entrevista completa com Rodrigo Amorim, no play acima, para entender mais sobre a osteoporose e tomar as medidas preventivas corretas.