O paciente havia sido socorrido com os sintomas da enfermidade após comer, junto a três vizinhos, um peixe da espécie budião frito em óleo
Foto: G1
O homem de 58 anos, que foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital dos Servidores do Estado, no Espinheiro, Zona Norte do Recife, desde abril deste ano, teve o diagnóstico confirmado para a Síndrome de Haff, popularmente conhecida como "doença da urina preta". Na época, o paciente havia sido socorrido com os sintomas da enfermidade após comer, junto a três vizinhos, um peixe da espécie budião frito em óleo. A confirmação foi divulgada pelo hospital. Renan Éboli, médico urologista destaca o que pode ser feito a partir dessa confirmação.
A unidade de saúde explicou no boletim médico que após quadro clínico e laboratorial apresentado, o diagnóstico foi constatado. A nota ainda informa que o homem permanece internado na UTI, realizando hemodiálise e recebendo suporte com ventilação mecânica. O estado de saúde é grave, no entanto, se mantém estável. Já as secretarias de Saúde do Recife e do Estado, juntamente com o Ministério da Saúde e especialistas permanecem em debate e investigação sobre o caso e monitorando o quadro do paciente. O médico urologista, Renan Éboli, pontua os principais cuidados para evitar a contaminação.
O homem que reside no bairro da Madalena, na Zona Oeste da capital pernambucana, tem histórico de hipertensão e outros fatores de risco, porém, não teve o nome divulgado.
Ouça a notícia com o repórter Guilherme Camilo, clicando no 'play' acima.