Parceria entre Sudene e IBGE viabiliza centro inédito de dados regionais sobre o Nordeste
A iniciativa proporcionará um acervo digital e físico de informações detalhadas sobre a região, abordando temas como economia, sociedade e meio ambiente
Foto: Divulgação
A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciaram a criação do primeiro centro de dados regionais, a Casa Brasil Nordeste. A iniciativa proporcionará um acervo digital e físico de informações detalhadas sobre a região, abordando temas como economia, sociedade e meio ambiente.
A Casa Brasil Nordeste fornecerá subsídios à Sudene com dados e indicadores cruciais para o planejamento de políticas públicas e apoio ao setor produtivo. Este projeto marca a primeira expansão da Casa Brasil IBGE, lançada pelo instituto em maio.
Inicialmente disponível em versão digital, a Casa Brasil Nordeste oferecerá informações sobre nove macroáreas do IBGE. Uma equipe multidisciplinar de especialistas, incluindo geógrafos, estatísticos, economistas e arquitetos da informação, será responsável pela curadoria do conteúdo. O público terá acesso a mapas, pesquisas e indicadores socioeconômicos específicos do território de atuação da Sudene, além de poder produzir e baixar relatórios com essas informações.
O centro de informações também contará com uma sala aberta para visitações, localizada na sede da Sudene, no bairro de Boa Viagem.
Ouça a nota da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.