De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), foram realizados 511 procedimentos no primeiro semestre, número significativamente menor em comparação ao mesmo período de 2019, quando foram feitos 1.082
Foto: Reprodução/G1
A pandemia do novo coronavírus gerou impactos em vários setores, entre eles os de transplantes e doações de órgãos, principalmente no primeiro semestre. Em Pernambuco, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), de janeiro a agosto deste ano foram realizados 511 transplantes de órgãos e tecidos. Esse quantitativo é 52,8% menor em comparação ao mesmo período de 2019, quando foram realizados 1.082 procedimentos.
Outro dado que reflete o impacto da epidemia está no número de pacientes em lista de espera, são 1.455 pessoas que aguardam por um órgão ou tecido para retomar a qualidade de vida. Infelizmente, como aconteceu em anos anteriores, Pernambuco tem registrado mortes de pacientes que estão na lista de espera, foram 54 vidas perdidas, considerando as filas de coração, fígado e rim.
Confira outras informações na matéria da repórter Débora Pereira, disponível no play acima.