Do total de 2.393 crianças e adolescentes adotados no Brasil, no ano passado, por meio do cadastro de adotantes do CNJ, 122 adoções foram no Estado
Foto: Reprodução
O número de adoções realizadas em 2019 no Brasil foi divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça, o CNJ. Pelo 5º ano consecutivo, Pernambuco ficou entre os cinco estados que mais promovem adoções no país.
Do total de 2.393 crianças e adolescentes adotados no Brasil, no ano passado, por meio do cadastro de adotantes do CNJ, 122 adoções foram realizadas em Pernambuco. No Brasil, são 36.609 pretendentes à adoção e 5.009 crianças e adolescentes inscritos, que podem ser adotados. Cada ano a mais vivido numa instituição de acolhimento reduz a possibilidade da criança encontrar uma nova família, principalmente a partir dos nove anos de idade.
Das 5.009 crianças disponíveis para adoção no país, 52,6% se encontram na faixa etária entre 9 e 17 anos, mas somente 6,25% dos pretendentes cadastrados no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento aceitariam adotar crianças acima de nove anos de idade. Em Pernambuco, apesar da proporção ser um pouco melhor, o patamar é praticamente o mesmo. Do total de 154 crianças disponíveis, 57,75 tem mais de 9 anos idade, entretanto, apenas 7,9% adotariam crianças a partir dessa faixa etária.
Para realizar a inscrição para adoção junto à Vara especializada, o adotante deve preencher um requerimento com dados pessoais e familiares acompanhado de documentos com cópia autenticada, sendo necessário ter mais de 18 anos de idade.
As informações com o repórter Vinícius Calado, disponível no play acima.