Pernambucano vence Prêmio Jabuti de Literatura 2025 na categoria Conto
A cerimônia de premiação ocorreu na noite desta segunda-feira (27), no no Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Foto: Reprodução / Redes Sociais
O pernambucano, médico e professor de medicina na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Elimário Cardozo, venceu a categoria 'Conto' do Prêmio Jabuti de Literatura 2025. A cerimônia de premiação ocorreu na noite desta segunda-feira (27), no no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
A obra ‘Dores em salva’ foi publicada pela editora Patuá durante a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), em 2024, e reúne 12 contos marcados por situações que dialogam com a dor humana.
Em conversa com a reportagem da CBN Recife, Elimário contou que o livro foi escrito entre os anos de 2022 e 2024. “Esses contos possuem em comum a história de personagens que possuem alguma transformação nas suas vidas a partir de alguma alteração no funcionamento do corpo e essas alterações elas vão sendo ponto de partida para as histórias. Isso é o que une todas as histórias do livro”, explicou o autor.
Além do ‘Dores em salva’, também concorreram na mesma categoria “A bomba e outros contos de futebol”, de David Butter; “Breve inventário de pequenas solidões”, escrito por Tiago Feijó; “Esboços naturais”, de Cavito; e “Nós que nos amávamos tanto”, de Laís Araruna de Aquino.