Pernambuco alcança 25 mil atendimentos por meio da Carreta da Mulher
Serviços especializados de saúde seguem para quatro municípios nesta semana
Foto: Phillipe Jonathan/GOV
A Carreta da Mulher Pernambucana superou, em setembro, a marca de 25 mil atendimentos (25.245) realizados em diferentes regiões do estado. Desde o lançamento da iniciativa, no final de maio, o programa já percorreu 31 municípios, ampliando o acesso das mulheres a serviços especializados de saúde. Criada pelo Governo de Pernambuco e coordenada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), a ação conta com unidades móveis que oferecem atendimento integral e descentralizado.
Os serviços funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. Nesta semana, a carreta está nos municípios de Pombos, Paudalho, Capoeiras e Sertânia, atendendo diferentes regiões do estado.
Entre os procedimentos mais realizados até agora estão mamografias (13.052), ultrassonografias das mamas (5.383), consultas com ginecologistas (5.286) e teleconsultas com mastologistas (871). Também são ofertados colposcopia, biópsia de nódulos mamários guiada por ultrassom e biópsia de lesões no colo do útero.
Para ter acesso aos exames, é necessário apresentar documento de identidade com foto, cartão do SUS e comprovante de residência. Em casos como ultrassonografia das mamas, colposcopia e biópsias, é exigido encaminhamento médico e/ou resultado de exame alterado, como ultrassom de mamas, mamografia ou preventivo. Já as mamografias podem ser feitas por demanda espontânea para mulheres entre 50 e 69 anos.
O agendamento é feito pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) por meio da Central de Marcação de Consultas e Exames (CMCE).