Pernambuco cria comitê e recomenda ações contra a Febre Oropouche
Estado já confirmou três mortes de fetos com o arbovírus
Foto: via g1
O Governo de Pernambuco instituiu o Comitê Estadual Intersetorial de Enfrentamento ao Oropouche (CEIEO) para combater o arbovírus que já conta com 122 casos confirmados em 20 cidades pernambucanas, além de três óbitos de fetos notificados. A criação da força tarefa foi divulgada nesta quinta-feira (22), por meio de publicação no Diário Oficial de Pernambuco.
O comitê é uma resposta a identificação de casos de transmissão local de febre do Oropouche, com comprovação de transmissão vertical e óbitos fetais. Considerando a necessidade de adotar medidas eficazes para o controle, prevenção e tratamento da doença, bem como para minimizar os impactos à saúde da população.
Com o novo comitê, o enfrentamento da febre do Oropouche será possível por meio da articulação entre os diversos setores da sociedade e desenvolvimento de respostas para a situação de emergência em saúde pública. Integram as ações a Secretaria Estadual e de Saúde, assim como o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, o Ministério da Saúde, a comunidade científica, como a Fiocruz, além da Sociedade de Especialidades Médicas.
Entre as competências do CEIEO estão a elaboração do Plano Estadual de Enfrentamento ao Oropouche, e a promoção da pesquisa e do desenvolvimento de novas tecnologias para o diagnóstico, tratamento e prevenção da doença.
Com apuração da repórter Taynã Olimpia.