Seguindo determinação do Ministério da Saúde, as primeiras doses serão administradas em grupos prioritários específicos
Foto: Reprodução/g1
Pernambuco recebeu 687 doses de imunizantes contra a Mpox. A informação foi divulgada na noite desta terça-feira, 14, pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). De acordo com a pasta, estas primeiras doses serão direcionadas para grupos prioritários específicos, tal qual foi determinado pelo Ministério da Saúde.
Dessa forma, recebem agora o imunizante pessoas que vivem com HIV/Aids com status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses e profissionais que atuam diretamente em contato com o vírus em laboratórios.
Além desses grupos, também está prevista a vacinação de pessoas que tiveram contato direto com os fluidos e secreções corporais de casos suspeitos ou confirmados para a doença.
A vacina será administrada em duas aplicações com 4 semanas de intervalo entre as doses, contudo, não receberão o imunobiológico pessoas com diagnóstico para doença e/ou com lesões suspeitas.
Desde o início da contagem em julho de 2022, até o momento, foram notificados, em Pernambuco, 2.143 casos suspeitos para o vírus Mpox. Do total, 341 foram confirmados, 1.228 descartados e 574 seguem em investigação.
Dos positivados, 12 casos foram registrados em crianças de 0 a 9 anos de idade, e 19 casos em adolescentes dos 10 aos 19 anos. Até a última atualização divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde, não há óbitos confirmados para a doença em Pernambuco.
Ouça a nota de Assíria Florêncio sobre o assunto clicando no play acima.