Polícia erradica mais de 13 mil pés de maconha no Sertão de Pernambuco
Ação conjunta entre forças de segurança frustra produção de quatro toneladas da droga e reforça combate ao tráfico na região
Foto: Divulgação/PF
Uma operação integrada entre a Polícia Federal de Pernambuco, o Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI) e a CIPE Caatinga, da Polícia Militar da Bahia, resultou na erradicação de mais de 13 mil pés de maconha na zona rural de Carnaubeira da Penha, no Sertão pernambucano. A ação, realizada na manhã da última sexta-feira (4), evitou que cerca de quatro toneladas da droga fossem produzidas para abastecer o tráfico na região e em outros estados do Nordeste.
Durante a operação, que foi planejada a partir de levantamentos conjuntos de inteligência, as forças de segurança também apreenderam porções de maconha prontas para o consumo e uma espingarda artesanal. Todo o entorpecente encontrado foi incinerado no local, enquanto uma amostra foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Carnaubeira da Penha, onde foi aberto um inquérito para investigar os responsáveis pela plantação ilegal.
De acordo com a Polícia Federal, ações dessa natureza têm sido fundamentais para o desabastecimento de pontos de venda de drogas, contribuindo para a redução da criminalidade violenta associada ao tráfico, como homicídios, roubos e disputas entre facções. Com a intensificação da repressão às plantações no Sertão, a PF também identificou um aumento na entrada de maconha vinda do Paraguai, o que indica uma tentativa das organizações criminosas de compensar a escassez da droga com produto importado ilegalmente.