Polícia Federal e CGU deflagram operação para apurar fraudes em licitações no IFPE
Os agentes cumprem mandados de busca e apreensão no Campus Recife e em outras sete cidades
Foto: Divulgação/PF
A Polícia Federal (PF) e a Controladoria Geral da União (CGU) deflagraram, nesta quinta-feira (11), a Operação "Cátedra" em alguns dos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), incluindo o Campus Recife, no bairro da Cidade Universitária, para apurar um esquema de fraudes em contratações para o fornecimento de alimentos entre 2021 e 2025. Segundo a Polícia Federal (PF), há indícios de acesso a documentos sigilosos, vínculo entre concorrentes no certame, além de repasses de valores indevidos por um funcionário do principal fornecedor a servidores do IFPE envolvidos na execução dos contratos, com o uso de "laranjas". Os valores contratados passam de R$ 22 milhões em quatro anos.
Na manhã desta quinta (11), a PF e a CGU cumpriram 12 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 13ª Vara da Justiça Federal de Pernambuco. Além do Campus Recife, os 62 agentes também estão mobilizados nas cidades de Abreu e Lima, Barreiros, Bezerros, Escada, Paulista, São Lourenço da Mata e Vitória de Santo Antão.

Foto: Divulgação/PF
Ainda segundo a Polícia Federal (PF), os investigados podem responder pelos crimes de frustração ao caráter competitivo da licitação, fraude ao processo licitatório, corrupção ativa, corrupção passiva, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Somadas, as penas podem chegar a 50 anos de prisão.

Foto: Divulgação/PF
Procurado pela CBN Recife, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) disse que tomou conhecimento da Operação Cátedra e da investigação que pura possíveis irregularidades envolvendo alguns campi da instituição em licitações de aquisição de alimentos entre 2021 e 2025.
"O IFPE ratifica seu compromisso permanente com a transparência, a ética e a correta aplicação dos recursos públicos. Nesse sentido, a Instituição já se colocou à disposição dos órgãos competentes para fornecer todas as informações e documentos que se fizerem necessários para a investigação em curso", conclui o texto.