Apesar de ser algo comum para o período,a queda da produção e do emprego deste ano foi mais intensa do que nos anos anteriores.
Foto: Divulgação/ Via G1
A atividade industrial segue em tendência de desaquecimento neste início de 2023, de acordo com dados da Sondagem Industrial. A conclusão pertence à Confederação Nacional da Indústria (CNI), que apontou queda nos índices de produção e emprego, respectivamente, de 47,9 pontos para 45,2 pontos e de 49,2 pontos para 48,5 pontos, de janeiro para fevereiro.
Apesar de ser algo comum para o período,a queda da produção e do emprego deste ano foi mais intensa do que nos anos anteriores. O levantamento identificou que há um otimismo moderado para os próximos seis meses, o que significa que todos os dados estão inferiores às suas respectivas médias históricas.
Quando se fala em intenção de investimento, o índice ficou em 53,6 pontos em março de 2023, e apresenta um recuo de 0,4 ponto na comparação com fevereiro. Porém, segue acima da média histórica de 51,5 pontos e revela intenção de investir acima do usual.
A Sondagem Industrial é uma pesquisa mensal que ouve pequenas, médias e grandes indústrias para avaliar a evolução da produção; número de empregados; utilização média da capacidade instalada; nível de estoques e estoque efetivo em relação ao planejado; expectativas e intenção de investimento.
Ouça a nota da repórter Lara Sá clicando no play acima.