Programa ‘Gás do Povo’ irá beneficiar mais de 1,14 milhão de famílias pernambucanas
O Gás do Povo irá substituir o atual programa, o 'Auxílio Gás'
Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil
O programa 'Gás do Povo', lançado pelo Governo Federal, irá beneficiar 1.144.176 famílias pernambucanas. A iniciativa garante a gratuidade na aquisição do botijão de gás de cozinha aos brasileiros de baixa renda.
O Gás do Povo irá substituir o atual programa, o 'Auxílio Gás', que alcança mais de 5,13 milhões de famílias. A principal mudança é que o Governo do Brasil deixa de fazer repasses em dinheiro para entregar diretamente o gás ao beneficiário. No total, ainda neste ano serão investidos R$ 3,57 milhões.
De acordo com o Governo Federal, terão direito ao benefício, famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 759), com prioridade para aquelas que recebem Bolsa Família. A frequência do irá variar conforme a composição familiar. Famílias com dois integrantes receberão até três botijões por ano. Aquelas com três integrantes poderão receber até 4 botijões anuais e as famílias com quatro ou mais integrantes, até seis.
O benefício será retirado diretamente nas revendas credenciadas mais próximas de sua moradia. A gratuidade será concedida no momento da compra, mediante validação eletrônica. O beneficiário terá um vale digital, e o acesso ao benefício será gerido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
A região Nordeste concentra o maior número de famílias contempladas. A estimativa é de que mais de 7,1 milhões de famílias nordestinas sejam atendidas. Na sequência aparecem Sudeste, com 4,4 milhões; Norte, com 2,1 milhões; Sul, com 1,1 milhão; e Centro-Oeste, com 889 mil.