Para estabelecer como seriam realizados os reajustes, houve uma mesa de negociação com as representações sindicais de cada categoria
Foto: Miva Filho/ Secom
O Governo de Pernambuco enviou dois Projetos de Lei à Assembleia Legislativa do Estado (Alepe) com a proposta de realizar reajustes no salário dos servidores públicos. As PLs estabelecem que nenhuma categoria deve receber abaixo da inflação e nem acima de 20%. Além disso, a ideia é que os salários iniciais dos servidores não sejam inferiores ao salário mínimo, como acontece atualmente com algumas categorias.
De acordo com o Estado, a medida inclui professores e servidores administrativos da Educação, médicos, motoristas, docentes da Universidade de Pernambuco (UPE), assessores jurídicos, além de servidores da saúde e da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa).
Para estabelecer como seriam realizados os reajustes, houve uma mesa de negociação com as representações sindicais de cada categoria. A partir disso, com exceção dos professores e dos servidores administrativos da Educação, os demais grupos firmaram acordos plurianuais, ou seja, até 2026. Os acordos entram em vigor a partir deste mês, de acordo com o governo de Pernambuco.
Ouça a nota da repórter Aline Melo no 'Play' acima.