Ranking internacional destaca a UFPE como melhor universidade do Nordeste e a 13ª do Brasil
No país, 130 instituições universitárias foram incluídas na lista
Foto: Reprodução/G1
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi reconhecida como a melhor instituição de ensino superior do Nordeste e a 13ª colocada entre as melhores do Brasil, segundo o ranking QS World University Rankings: Latin America & The Caribbean 2026. A classificação, divulgada nesta quinta-feira (16), também posicionou a UFPE entre as 52 universidades mais bem avaliadas da América Latina e do Caribe. Esta é a 15ª edição do estudo, que analisou 492 instituições de 26 países. No Brasil, 130 universidades foram incluídas na lista.
A avaliação considerou diversos critérios de desempenho, como:
-
Prestígio acadêmico;
-
Número de citações por publicação;
-
Reputação no mercado de trabalho;
-
Proporção entre estudantes e professores;
-
Colaborações internacionais em pesquisa;
-
Quantidade de publicações por departamento;
-
Presença e impacto na internet.
Segundo os dados mais recentes do ranking, a UFPE apresentou melhoras significativas em quatro indicadores: colaboração internacional em pesquisas, impacto digital, número de artigos por departamento e reputação acadêmica.
Em comunicado oficial, a UFPE afirmou que este reconhecimento reflete o empenho coletivo de sua comunidade acadêmica. Além disso, recentemente, 25 cientistas da instituição foram destacados entre os pesquisadores mais influentes do mundo.
Essa última conquista veio a partir de um ranking elaborado pela editora científica Elsevier, com coordenação de especialistas da Universidade de Stanford (EUA). O estudo utilizou como base o banco de dados Scopus, uma das principais plataformas de informação científica atualmente.