Período de reabertura do servidor também serve para corrigir informações nas declarações entregues
Foto: Juca Varella/Agência Brasil
Os contribuintes que não entregaram a Declaração do Imposto de Renda dentro do prazo, encerrado no dia 31 de maio, podem regularizar a documentação a partir desta segunda-feira (03). Aos retardatários será cobrada multa, como detalha o auditor fiscal da Receita Federal no Recife, Eduardo Jorge Almeida.
O período de reabertura dos servidores da Receita Federal também é uma oportunidade para quem já entregou a declaração mas precisa fazer retificações, sem que multas sejam aplicadas.
O procedimento pode ser feito através do Programa Gerador da Declaração (PGD) no computador, no celular ou tablet, por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda. Outra possibilidade é por meio do portal eCAC (Centro Virtual de Atendimento). Em ambas modalidades é preciso ter conta Gov.br nível prata ou ouro.
Os contribuintes que não entregarem a declaração, além do pagamento de multa, ficam com o CPF irregular, o que pode trazer alguns prejuízos, como não poder abrir ou movimentar conta bancária, tirar passaporte, realizar compra e venda de imóveis e adquirir qualquer tipo de financiamento.
Ouça matéria da repórter Taynã Olimpia no ‘play’ acima.