As operações serão iniciadas a partir de dezembro
Foto: Divulgação/PCR
A partir de dezembro, o Recife terá uma nova rota através do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes. A capital será a primeira do Nordeste a ter um voo direto para a cidade do Porto, em Portugal. A companhia aérea Azul fica responsável por operar a conexão entre a capital pernambucana e um dos principais destinos turísticos da Europa.
Portugal é um dos principais destinos procurados pelos brasileiros. Em março de 2024, foram 91 voos semanais conectando o país europeu e várias cidades brasileiras. Atualmente, apenas São Paulo e Rio de Janeiro mantêm conexão com a cidade do Porto, que é o 5º destino mais procurado pelos pernambucanos.
O Recife tem, atualmente, um voo diário para Lisboa e, a partir de junho, esse número passará a 13 voos semanais, via companhia aérea TAP. A maioria das rotas tem uma ou mais escalas, com histórico de conexão através da capital portuguesa.
Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a iniciativa vai estimular o turismo do Nordeste.
"Há uma demanda grande, porque além de Recife, será um hub também desse voo, porque muita gente pode sair de outros destinos para ir direto para o Porto”, avaliou.
Já o prefeito do Recife, João Campos, que esteve no anúncio da nova rota em Brasília, avalia que a conexão consolida a capital pernambucana como o maior hub do Nordeste.
Nossa cidade passa a ser a única capital brasileira do Nordeste a ter um voo de companhia nacional direto para a Europa. Que a gente possa consolidar a aviação como instrumento de gerar emprego, desenvolvimento econômico e fortalecer a nossa cidade”, destacou.
Ouça a nota do repórter Lucas Arruda no 'Play acima.