A realização do São João 2022, com apresentações musicais e concursos de quadrilhas juninas, terá calendário alternativo
Foto: g1
A Secretaria de Cultura do Recife discutiu, em reunião com representantes do ciclo junino (artistas, quadrilhas e produtores) e da Câmara Municipal, a reafirmação do comprometimento com o São João 2022. A suspensão das celebrações frente a maior tragédia climática dos últimos 50 anos trata-se do período tradicional do ciclo, que teria início nos próximos dias. A Prefeitura do Recife está elaborando o formato previsto e o cronograma, se garantidas as condições, mantendo-se como prioridade, no momento, a assistência às pessoas afetadas pelos desastres das fortes chuvas dos últimos dias.
A comemoração contará com apresentações musicais e concursos de quadrilhas juninas e terá um calendário alternativo. A equipe da gestão municipal da cultura, junto a representantes do ciclo junino já estão discutindo essa realização. Foi assegurada a sequência ao pagamento das subvenções às quadrilhas, que já vinham sendo iniciadas, as primeiras informações devem ser anunciadas nos próximos dias.
Pela emergência de dar atenção à situação nos bairros mais atingidos pela tragédia das fortes chuvas, o período das festividades juninas não será em formato padrão, logo isso irá implicar no calendário que será cumprido ao longo das decisões dos gestores responsáveis. Mas, será garantida a cadeia produtiva do ciclo, contemplando grupos, artistas e trabalhadores do São João 2022, conforme previsto no planejamento original.
Ouça a matéria do repórter Israel Teixeira clicando no play acima.