Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Cultura

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca reúne cultura, literatura e inovação na BPE


Por: REDAÇÃO Portal

Atividades são abertas ao público em geral

28/10/2025
    Compartilhe:

Atividades são abertas ao público em geral

Foto: Divulgação

A Biblioteca Pública de Pernambuco (BPE) comemora, entre os dias 29 e 31 de outubro, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2025, com exposições, apresentações artísticas, palestras, oficinas e lançamentos literários. As atividades são abertas ao público de maneira gratuita. 

A mostra “Bibliotecas: tesouros bibliográficos, cartográficos e iconográficos”, que reúne imagens e materiais do acervo da BPE, estará no hall da  Biblioteca, das 8h às 20h45, até o dia 31. No primeiro dia de programação, às 14h, haverá o espetáculo “Restos de Felicidade”, inspirado nos textos de Clarice Lispector.

Já no dia 30, das 9h às 11h, crianças de 5 a 10 anos poderão participar de uma oficina de construção de livros sensoriais, além da contação de histórias inclusivas baseada no livro Mãos de Vento e Olhos de Dentro, de Lô Galasso. Às 14h30 haverá um bate-papo literário com o escritor Habbib Zahra, mediado pela contadora de histórias Carminha Moraes, no Salão de Eventos. 

Ainda no dia 30, às 15h30, o público é convidado a participar da Estação Poética Leve um Poema, no Setor Circulante e Jardins da BPE. Já às 18h, ocorre  o lançamento do livro “Avis Raras – Contos (memória e ficção)”, de Telma Figueiredo Brilhante, no Salão de Eventos.

No dia 31, das 9h às 11h, o Auditório Gleyde Costa Vítor recebe a palestra “Inteligência Artificial para todos: a Biblioteca 4.0 e os novos desafios”, conduzida pelo professor Célio Andrade de Santana Júnior e equipes dos setores Referência e Juvenil. Às 13h30, o Setor Juvenil apresenta o Projeto Palavras que Criam Mundos, alunos da rede estadual compartilham livros e histórias produzidos durante o projeto.

A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2025 será encerrada às 15h com apresentação musical do Conservatório Pernambucano de Música, no Auditório Gleyde Costa Vítor, coroando três dias de celebração da leitura, cultura e memória, reafirmando o papel da BPE como guardiã da história e promotora de futuros por meio da literatura. A apresentação destaca composições de Capiba.