Até então, era necessário que fossem realizadas as aplicações de duas doses
Foto: SES-PE/Divulgação
A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) passa a adotar o esquema de aplicação de dose única da vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV) exclusivamente para meninas e meninos de 9 a 14 anos, conforme recomendações do Ministério da Saúde. Até então, era necessário que fossem realizadas as aplicações de duas doses.
De acordo com estudos recentes do Ministério da Saúde, a dose única da vacina contra HPV é suficiente para imunizar crianças e adolescentes. Além disso, o objetivo do esquema é ampliar a cobertura vacinal e alcançar o maior número possível de pessoas vacinadas antes dos 15 anos de idade. Acima desse número, o esquema é de 2 ou 3 doses, a depender da idade do indivíduo.
As vacinas contra o HPV estão disponíveis nos Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para pessoas de até 45 anos, que sejam pertencentes aos seguintes grupos de risco:
- Pessoas vivendo com HIV/Aids
- Pacientes oncológicos
- Transplantados de células tronco-hematopoiéticas (TCTH) e de órgãos sólidos (TOS).
- Pessoas vítimas de violência sexual ainda não vacinados contra HPV.
- Pessoas portadoras de papilomatose respiratória recorrente (PRR), a partir de 1 ano, mediante prescrição médica contendo CID e indicação.
Ouça a nota da repórter Aline Melo no 'Play' acima.