As recomendações incluem o isolamento de pacientes com lesões ativas, uso de preservativo, máscara, e higienização frequente das mãos
Foto: Reprodução/Agência Brasil
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) alerta para a importância da prevenção contra o vírus Mpox, apesar do cenário controlado no estado, que contabiliza 10 casos confirmados em 2024. A medida surge após a Organização Mundial da Saúde (OMS) retomar o status de emergência de saúde pública global, devido ao aumento de casos em diversos países.
Em Pernambuco, não há registro da circulação da variante Clado I, responsável pelo crescimento de infecções na República Democrática do Congo. No Brasil, o Ministério da Saúde reforça que o país mantém estabilidade no controle da doença.
As recomendações incluem o isolamento de pacientes com lesões ativas, uso de preservativo, máscara, e higienização frequente das mãos. Em caso de suspeita, a população deve procurar unidades de saúde. O diagnóstico é realizado pelo Lacen-PE, com coleta de swab. De acordo com a SES-PE, as UPAs e hospitais de referência estão prontos para atender e encaminhar os pacientes.
Ouça a nota da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.