A doença atinge a memória e prejudica a qualidade de vida, caso não seja diagnosticada no inicio.
Foto: Foto: BBC
O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que pode se agravar com o passar do tempo, afetando as funções cognitivas. Normalmente o paciente que possui a patologia apresenta diversos sintomas, desde esquecimentos até mudanças de comportamento. Não existe uma causa específica, porém a idade e a ausência de uma boa qualidade de vida são fatores que podem contribuir para o seu surgimento. Visando a sua desmistificação e conscientização, o mês de setembro é dedicado a informação sobre o mal.
Em entrevista ao CBN Total desta sexta-feira (20), a diretora científica da Associação Brasileira de Alzheimer, Carla Núbia, conversou sobre o assunto e expôs detalhes sobre a doença: “ É preciso entender que a doença tem diversos sintomas, não só o esquecimento. Modificação na linguagem, no sistema emocional, são fatores que precisam ser levados e conta pela família. Vale ressaltar que a doença não tem cura, porém um diagnóstico inicial ajuda no tratamento.” afirmou a diretora.
Confira no play acima a entrevista completa da diretora da Associação Brasileira de Alzheimer, Carla Núbia para o CBN Total desta sexta-feira (20)