Imóvel está abandonado e com problemas estruturais há anos
Foto: Katherine Coutinho / G1
O sobrado onde morou a escritora Clarice Lispector, localizado no Centro do Recife, vai virar museu. A iniciativa parte da Associação Casa Clarice Lispector (ACCL), grupo formado por admiradores da artista. O imóvel, que pertence à Santa Casa de Misericórdia do Recife, está abandonado há anos e sofre com depredações e problemas estruturais.
Nesta terça-feira é assinado o contrato de comodato, emprestando o sobrado à ACCL para que seja transformado em um equipamento cultural. As obras de reforma e de restauro estão previstas para começarem em junho deste ano.
Como parte do projeto, o museu terá biblioteca, galeria com quadros pintados por Clarice e também reconstituição de alguns ambientes da casa, como o escritório, montado por itens originais, cedidos pela família da artista.
A revitalização das ruínas do sobrado será custeada por meio de doações de pessoas físicas e empresas, através de incentivos fiscais. O projeto também será submetido a editais promovidos pelas leis de incentivo à cultura, garantidas pelos governos estadual e federal.
Ainda sem previsão de ser inaugurado, o museu será uma forma de reconhecer e reverenciar a produção artística de Clarice Lispector, a ucraniana que se tornou cidadã pernambucana, e é reconhecida por ser a escritora de literatura brasileira mais lida do mundo.
Ouça nota da repórter Taynã Olimpia no ‘play’ acima.