A medida vale para quem teve problemas de logística e saúde.
Foto: Divulgação
Termina nesta sexta-feira (17) o prazo para os candidatos ausentes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) solicitarem a reaplicação. A oportunidade é destinada exclusivamente a candidatos que faltaram devido a doença infecciosa especificada no edital, problemas logísticos ou alocação equivocada em locais distantes por falha da organização.
Os estudantes que não compareceram ao exame porque foram alocados a uma distância superior a 30 quilômetros da residência informada, poderão ter suas solicitações avaliadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As provas ocorrerão nos dias 12 e 13 de dezembro, coincidindo com a aplicação do Enem para pessoas privadas de liberdade (PPL).
As doenças infectocontagiosas que possibilitam a reaplicação da prova são covid-19, tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola; influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem sarampo rubéola e varicela.
Para requerer a reaplicação, os candidatos devem acessar a Página do Participante (enem.inep.gov.br/participante) e anexar o atestado contendo informações como nome completo, diagnóstico com descrição da condição, código CID-10, assinatura e identificação do profissional registrado no Conselho Regional de Medicina (CRM), além da data do atendimento. O Inep avaliará as solicitações individualmente.
Ouça a nota da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.