O objetivo da iniciativa é fortalecer a criação de soluções em áreas de alto potencial econômico, além de contribuir para o desenvolvimento socioambiental do território de Suape
Foto: Divulgação: Suape
O Porto de Suape e a Universidade Federal Rural de Pernambuco, por meio de convênio de cooperação técnica, anunciaram a instalação da Estação Suape-UFRPE de Sustentabilidade. Será implantado no prédio da Estatal portuária, uma unidade de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da Instituição de ensino superior. O campus funcionará no 5º andar da sede de Suape, espaço reformado para viabilizar o funcionamento da unidade.
A parceria tem como meta fortalecer a criação de soluções para temas complexos na área de engenharia, tecnologia ambiental, biotecnologia, agroecologia e responsabilidade social, além de ações de redução de custos no desenvolvimento de projetos.
Durante solenidade no Centro Administrativo de Suape, para lançamento do Esus, foi oficializado com a assinatura da ordem de serviço, na qual participaram o diretor-presidente de Suape, Roberto Gusmão, o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da empresa, Carlos Cavalcanti, o reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão, docentes e pesquisadores da instituição, além do corpo técnico do atracadouro.
Através do acordo de cooperação, cabe ao Porto de Suape ceder o espaço físico para a instalação do Esus e prover os recursos para o desenvolvimento de projetos. O atracadouro também fica responsável por elaborar e submeter propostas de editais para a captação de recursos em parceria com a universidade, como também estreitar o relacionamento com as empresas instaladas em Suape.
Ouça a reportagem do repórter Guilherme Camilo clicando no play acima.