Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Pernambuco

TCE-PE suspende concurso após aprovação de candidata suspeita de fraudar 14 certames


Por: REDAÇÃO Portal

O resultado do concurso havia sido divulgado na última segunda (6); a candidata foi alvo de operação da PF

08/10/2025
    Compartilhe:

O resultado do concurso havia sido divulgado na última segunda (6); a candidata foi alvo de operação da PF

Foto: Divulgação/TCE-PE

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV)  suspenderam o resultado do concurso público que havia sido divulgado na última segunda-feira (6). A decisão foi tomada após uma operação da Polícia Federal (PF) ter como alvo a 5ª colocada no certame para o cargo de Auditora de Controle Externo em Tecnologia da Informação. A advogada Laís Giselly Nunes de Araújo, de 31 anos, é suspeita de praticar 14 fraudes em concursos, em um inquérito conduzido pela Superientendência Regional da Polícia Federal na Paraíba. Na última semana, agentes da PF cumpriram mandados nos estados da Paraíba, Pernambuco e Alagoas, como parte da Operação Última Fase.

Em nota conjunta, o TCE-PE e a FGV informaram que "estão tomando todas as providências cabíveis junto às autoridades policiais e judiciárias para proteger a integridade do certame", e reforçaram que todos os atos previstos no edital estão suspensos "até que todos os fatos estejam devidamente esclarecidos". As provas foram aplicadas nos dias 31 de agosto e 7 de setembro, e Laís havia sido aprovada com 67 pontos na prova objetiva.

Segundo as investigações, a candidata acumulou aprovações em concursos públicos nos últimos 11 anos, com pelo menos 14 registros de suspeitas de fraudes. A Polícia Federal investiga a advogada desde 2022, quando ela foi aprovada para o curso de medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Entre as aprovações estão a Autarquia Municipal de Trânsito de Ipojuca, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), a prefeitura do Recife, a prefeitura de Campina Grande (PB), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), e a Universidade onde foi nomeada servidora.