Os testes foram autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)
Foto: Divulgação/G1
Os testes em humanos da primeira vacina 100% brasileira contra a Covid-19, a SpiN-Tec, tiveram início nesta sexta-feira (25). O imunizante é desenvolvido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e tem como principais etapas os ensaios clínicos, que visam obter evidências quanto à eficácia e à segurança da vacina, além da descoberta das eventuais reações adversas.
Esses testes foram autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no mês de outubro. A vacina não apresentou efeitos colaterais adversos e manifestou capacidade de produção de anticorpos. Os exames realizados também comprovaram que o imunizante é eficaz contra diferentes variantes do vírus.
A UFMG, junto ao Centro de Tecnologia de Vacinas (CT-Vacinas), abriu cadastro para voluntários que têm interesse em participar das fases 1 e 2 dos testes clínicos. Os selecionados serão avaliados clinicamente e laboratorialmente antes de receber o imunizante. A expectativa é de que a vacina comece a ser aplicada, de fato, em 2025.
Ouça a nota do repórter Israel Teixeira, clicando no play acima.