A suspeita é que tenha ocorrido um possível vazamento de dados
Foto: Polícia Federal
Uma onda de ataques de um suposto hacker vem sendo relatada nas redes sociais por diversos torcedores do Sport Clube do Recife. A suspeita é que tenha ocorrido um possível vazamento de dados. De acordo com as vítimas, um e-mail com chantagem relacionada a possíveis arquivos íntimos tem chegado na caixa de entrada. A internet e as redes sociais se tornaram um espaço para essa nova vertente de exploração, a chamada Sextorsão.
O modus operandi dos invasores segue uma cartilha, onde são enviados e-mails que afirmam um roubo de arquivos de conteúdo íntimo através do histórico de navegação na internet. Com a alegação, os criminosos cobram um pagamento de cerca de três mil reais em criptomoedas.
A Polícia Federal, através de nota, orientou que ao tirar fotos íntimas, evite mostrar o rosto, marcas ou identificação pessoal na imagem, aumente a segurança, apagando a foto da galeria ou utilizando os serviço de autodestruição de fotos, que permitem enviar fotos com visualização única, dando acesso limitado de tempo ao receptor. A PF também ressaltou que a vítima deve se questionar em primeiro lugar se retirou realmente essas fotos.
Ouça a matéria do repórter Guilherme Camilo clicando no play acima.