Viva Centro encerra suas atividades de 2025 neste domingo, na Avenida Guararapes; confira
Evento oferece serviços gratuitos nas áreas de saúde, esportes, lazer e cultura
Foto: Reprodução/Izabele Brito
A última edição do Viva de 2025 acontecerá neste domingo (14), na Avenida Guararapes, no bairro de Santo Antônio, das 9h às 15h. A iniciativa, promovida pela Prefeitura do Recife por meio do Gabinete do Centro e da Secretaria de Turismo e Lazer, leva para fora da sede do governo municipal diversos serviços voltados à saúde, cidadania, esporte, lazer e cultura. Nesta edição especial de Natal, a grande novidade será a participação da Feira Asgardiana, bastante esperada pelos fãs e colecionadores de HQs, quadrinhos e itens da cultura pop e geek.
Várias secretarias municipais marcarão presença no Viva o Centro, oferecendo orientações e atendimentos gratuitos. Entre os serviços disponíveis estarão ações voltadas para saúde bucal, combate às arboviroses, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B, além de sessões de auriculoterapia. A Emprel também participará auxiliando na emissão da segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito. A Guarda Municipal orientará os visitantes sobre o programa Alerta Celular, voltado para casos de roubo ou furto de aparelhos.
Neste domingo também haverá atendimento veterinário, adoção de cães e gatos, serviços de vacinação para os animais e pré-agendamento de castração. A Secretaria da Mulher estará no local divulgando ações de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher. Durante o evento, o Gabinete do Centro fará a entrega de uma placa afetiva ao proprietário da Banca Guararapes, Orlando Joel de Oliveira Neto — que também organiza a Feira Asgardiana — em reconhecimento à importância cultural que a banca representa para o Recife.
A ação integra o Projeto Lugares Afetivos, que busca valorizar espaços significativos e marcantes da área do Recentro (bairros do Recife, São José, Santo Antônio e Boa Vista). As placas afetivas destacam a história desses locais, conectando moradores e visitantes ao patrimônio cultural da cidade e contribuindo para preservar sua memória.